Pousada / History

A pousada Currupira d'Araras, fundada em 1991, fica a 120km de Cuiabá com acesso pelas rodovias BR-163 e MT-246. Está localizada no coração de um vale, no sopé da Serra das Araras – relevo que marca uma das fronteiras da Mata Amazônica no Brasil. Considerada uma zona de transição, entre a Mata e o Cerrado, engloba praticamente toda a diversidade biológica do ecossistema amazônica graças ao seu clima, altitude e temperatura amena.


De natureza exuberante, a pousada Currupira de Araras possui mais de 800 hectares de mata nativa, e várias rotas ecológicas que podem ser feitas a pé ou a cavalo pantaneiro – um dos destaques da Fazenda Currupira, detentora de diversos troféus das exposições da raça. Além disso, a pousada também oferece a oportunidade dos hóspedes pescarem pacus, entre outros num grande lago particular.


A recepção da pousada ocupa a antiga sede da fazenda em que está localizada. Além da hospedagem normal em seus 19 quartos (com ar-condicionado, TV e Wi-Fi free), abriga quinzenalmente, o Spa Flor D’água, com mais de 15 anos de tradição. E por falar em comida, o restaurante da pousada serve a comida típica da região: preparada criteriosamente, mantendo o tempero caseiro que é sucesso no Brasil inteiro. Dos lindos jardins aos quartos –  confortáveis –, tudo é muito limpo, funcional e cuidado com todo capricho pelos próprios proprietários.


Famosa internacionalmente pelos adoradores de pássaros, é freqüentada por turistas de todo o mundo, que buscam fotos de mais de 380 espécies catalogadas de pássaros, incluindo a Harpia Real – mais poderosa ave de rapina do mundo, que dificilmente é encontrada fora do cativeiro, e que corre risco de extinção. Para completar, a pousada possui campo de futebol, campo de vôlei, área para leitura ao ar livre, e 3 piscinas: uma piscina de água natural – que funciona como um lago artificial de água corrente, abrigando pequenos peixes –, uma piscina infantil e uma piscina clorificada. As caminhadas pelas trilhas ecológicas e as cavalgadas estão incluídas nas diárias.