Sim eles ainda existem! E são comunidades que preservam a sua cultura própria, a equipe da Currupira encontrou uma comunidade quilombola na mesma região do hotel, na serra das araras, a alguns minutos da pousada o hospede poderá ir ate la, conhecer os costumes dos moradores do quilombo, ver como eles se orgulham e preservam sua e historia, e como estão aprendendo a viver no mundo moderno sem perder a ligação com suas raízes, alem de paisagens e trilhas incríveis ! com o novo passeio da nossa programação , a aventura e conhecimento estão garantidos!
De beleza exuberante as trilhas na região quilombola leva a uma fenda por onde corre o rio jauquara formando pequenas cachoeiras, mostrando a beleza natural da região, bem as imagens dizem tudo!
Além da beleza indescritível ,existe o lado historio. Os quilombolas ao contrario do que muitos pensam , não se formaram apenas pelos por escravos fugitivos, mas aceitavam nos quilombos pessoas que precisavam de refugio e amparos tais como índios e outros. Isto aconteceu na comunidade Baixius.
|
Senhor Odilon , morador importante da comunidade |
|
A fé , muito presente na cultura quilombola |
Pela influencia do catolicismo no período escravagista os quilombolas mantiveram o catolicismo como sua religião oficial e a fé e muito presente na comunidade.
|
manifestação cultural através da dança tipica da região |
Desenvolveram uma cultura própria que se mantem viva através de manifestações culturais, entre elas a dança
E então, gostou ? Sentiu vontade de conhecer mais sobre essa comunidade e de caminhar pelas trilhas dessa natureza exuberante? Então não perca tempo!, agende já sua visita a Pousada Currupira d'Araras e viva esses momentos, mais fotos na pagina Fotos e videos do blog.